Aprenda aplicar Estoicismo à Educação Financeira. Quando se trata de nossas finanças pessoais, todos podemos ser um pouco emocionais demais às vezes. Compramos coisas que não precisamos ou evitamos investir por medo de perder dinheiro.
A filosofia estoica é aquela que pode ser aplicada a muitas áreas diferentes da vida, incluindo finanças pessoais.
Existem muitas filosofias diferentes por aí quando se trata de como devemos pensar sobre dinheiro, mas uma das mais eficazes é o estoicismo.
A história do estoicismo e sua aplicação moderna
Os estoicos foram uma escola de filosofia que floresceu na Grécia e Roma antigas. A filosofia é baseada nos ensinamentos de Sócrates, Platão e outros grandes pensadores.
Os estoicos acreditavam no uso da razão e da lógica para viver uma vida boa. Um dos principais princípios do estoicismo é que você não deve deixar suas emoções ditarem sua vida.
Embora a filosofia tenha mais de dois mil anos, ainda há muitas lições que podem ser aplicadas à vida moderna, incluindo a educação financeira.
Essa filosofia enfatiza aceitar as coisas como elas são e viver de acordo com seus próprios valores. Ao adotar essa abordagem ao dinheiro, você pode desenvolver bons hábitos financeiros sem se sentir sobrecarregado. Neste artigo você vai aprender como o Estoicismo à Educação Financeira pode ajudar no seu desenvolvimento.
Aqui estão 6 passos do estoicismo que podem ajudá-lo a cuidar do seu dinheiro:
1. Compreenda suas emoções
Um dos primeiros passos na gestão do seu dinheiro é entender por que você toma as decisões que toma.
O estoicismo é uma filosofia que enfatiza o poder das emoções dentro de nós e a necessidade de controlá-las, algo que facilita a tomada de decisões.
Ensina que devemos enfrentar as adversidades e dificuldades, e que nosso objetivo na vida é sermos felizes e livres da ansiedade.
Quando você entende como emoções como ganância e medo podem direcionar seus hábitos de consumo, você pode começar a tomar decisões mais eficazes sobre suas finanças.
2. Estabeleça metas realistas
Uma das primeiras coisas que vem à mente quando você pensa em estoicismo é o foco da filosofia no autocontrole e na disciplina.
Este é um tema importante quando se trata de educação financeira, porque uma das coisas mais úteis que você precisa aprender é como se manter disciplinado com seus gastos.
Embora quase ninguém ensine isso, estabelecer metas realistas é um bom começo para desenvolver o autocontrole e disciplina.
Não tente lidar com toda a sua situação financeira de uma vez – em vez disso, defina metas menores e mais alcançáveis.
Isso ajudará a mantê-lo organizado e no caminho certo enquanto trabalha para alcançar seu objetivo final.
3. Amor ao Dinheiro
Os estoicos acreditavam que o amor ao dinheiro não era uma coisa boa. Eles achavam que era mais importante ser virtuoso e viver uma vida boa do que acumular riqueza.
No entanto, eles não achavam que o dinheiro em si fosse ruim. Na verdade, eles acreditavam que poderia ser usado para bons ou maus propósitos.
O ponto principal é não se apegar demais ao dinheiro. Lembre-se, é apenas uma ferramenta que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos na vida.
Quando você se apega demais, começa a tomar decisões ruins com suas finanças, como gastar mais do que pode ou correr riscos desnecessários com seus investimentos.
4. Você se torna mais paciente
Quando se trata de finanças, paciência é fundamental. Se você puder aprender a esperar pela oportunidade certa em vez de pular em algo só porque parece um bom negócio, provavelmente acabará tomando decisões mais sábias com seu dinheiro.
Uma ótima forma de treinar a paciência de acordo com o estoicismo é aprender a adiar a gratificação.
Isso pode ser aplicado em muitas áreas da sua vida, mas é especialmente válido quando se trata de dinheiro. Ainda mais quando é sobre seu próprio dinheiro.
Quando você aprende a adiar a gratificação, pode começar a economizar para metas de longo prazo, em vez de gastar tudo o que ganha.
5. Seja responsável com seu dinheiro
Os estoicos acreditavam que a felicidade e o sucesso vinham de dentro. Eles acreditavam que devemos nos concentrar em nossos próprios objetivos e não nos preocupar com o que os outros pensam ou dizem.
Ou seja, a gestão do dinheiro também era uma questão de responsabilidade.
Para ser responsável com o dinheiro, é preciso ter uma compreensão clara de seus desejos e necessidades. É preciso também ser capaz de distinguir entre o que é realmente importante na vida e o que não é.
Assumir a responsabilidade pessoal por nossas ações pode conduzir ou resultar em promover a estabilidade financeira.
6. Use o dinheiro com sabedoria
No sexto passo, você deve pensar sobre o que precisa e deseja na vida e garantir que seus gastos estejam alinhados com essas prioridades.
Um dos princípios-chave do estoicismo é que você deve estar sempre preparado para os maus momentos.
Isso significa que você não deve viver além de seus meios e deve sempre ter uma reserva de emergência para se garantir.
Comece aplicar o Estoicismo à sua Educação Financeira.