Avançar para o conteúdo
Início » 7 Livros de Educação Financeira & Ganhar Dinheiro na Internet

7 Livros de Educação Financeira & Ganhar Dinheiro na Internet

Anúncios

Por que a educação financeira é importante?

Anúncios

Para as pessoas que querem ser financeiramente independentes, os livros de educação financeira são uma ótima maneira de começar.

Anúncios

Esses livros podem fornecer a você o conhecimento e a liberdade para tomar suas próprias decisões sobre seu dinheiro.

Assim você pode descobrir alguns insights sobre finanças, formas de investimentos e até como gerenciar seu dinheiro.

Além disso, livros de educação financeira podem ajudá-lo a pensar melhor e tomar melhores decisões sobre outros assuntos.

De fato, ao ler esses livros, você pode obter as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a independência financeira.

Como Sair do Piloto Automático?

Algumas pessoas muitas vezes pensam que finanças pessoais é algo que não pode (ou deve) aprender.

Eles não acham que têm tempo ou dinheiro para investir em si mesmos – parece que usam as duas desculpas básicas quando o assunto é a rejeição.

O que eles não percebem é que, por mais que o tempo pareça escasso e a vontade de aprender esteja consumida pelo cansaço, a educação financeira é o que possibilita um bom futuro.

E um futuro construído sob um base sólida, é a porta de saída para sair do piloto automático.

Até porque entender uma variedade de conceitos relacionados ao dinheiro, incluindo orçamento, economia, investimento e muito mais, não é uma missão impossível.

Aqui na TSD, você não apenas aprenderá sobre esses tópicos, mas também poderá aplicar o que aprendeu à sua própria realidade.

O que é educação financeira?

A educação financeira é o processo de aprendizado e descoberta sobre conceitos econômicos e suas respectivas aplicações – seja no âmbito pessoal, ou macroeconômico.

Abrange uma ampla gama de tópicos, como finanças pessoais, gestão de dinheiro, diferentes investimentos, planejamento financeiro, etc.

Tal aprendizado e descoberta é importante para todos, não importando a idade, condição social ou nível de renda.

Em outras palavras, entender como economizar para a aposentadoria, pagar dívidas e fazer investimentos sábios é permitido para todas pessoas.

Há muitas maneiras diferentes de aprender. Você pode ler livros, fazer cursos e continuar com a TSD – o que é indispensável!

Uma das melhores maneiras de melhorar sua alfabetização financeira é começar com o básico oferecido.

Depois de ter uma compreensão básica desses conceitos, você pode passar para tópicos mais complexos.

Por que as pessoas precisam de educação financeira?

Há quem permaneça andando em círculos quando o assunto é o próprio dinheiro – você deve conhecer alguém assim.

Tanto que o modus operandi que comanda a cabeça de alguém assim, pode ser o senso comum de que “tudo vai melhorar quando ganhar mais dinheiro”.

O que não funciona exatamente desse jeito. Thiago Nigro, educador financeiro e fundador do canal do YouTube “O Primo Rico”, exemplificou:

“Essas pessoas que acham que os problemas estarão resolvidos se ganharem mais, elas vão continuar quebradas e endividadas.

Temos muitos casos de jogadores de futebol, artistas e empreendedores nesse sentido.

E, no caso dos meus pais, eu passei por isso na infância, porque eles ganhavam muito dinheiro, mas mesmo assim, a gente não pagava a escola, o que implicava na ausência do nome na chamada.

Perdemos o apartamento para oficial da justiça. Então, eu não queria passar por isso de novo”.

Outra razão pela qual a educação financeira é importante é porque ela pode ajudá-lo a evitar fraudes e golpes financeiros.

Os golpes financeiros estão se tornando cada vez mais comuns, por isso é importante saber como se proteger.

Uma boa educação financeira pode ensiná-lo a identificar um golpe, o que fazer se for enganado e como reconstruir suas finanças se você for enganado.

Por que ler livros sobre educação financeira?

Algumas pessoas podem pensar que livros sobre educação financeira são uma perda de tempo.

Afinal, se você quiser aprender sobre dinheiro, basta acessar a internet e ler artigos como este ou assistir a vídeos do YouTube sobre finanças pessoais.

Mas há várias razões pelas quais ler livros sobre educação financeira é uma boa ideia.

Para começar, os livros podem fornecer muito mais detalhes do que a maioria dos artigos ou vídeos.

Eles também podem oferecer uma visão mais abrangente do tópico em questão, além de apresentar novos conceitos e ideias.

Além disso, os livros podem ser um ótimo recurso para encontrar dicas e conselhos específicos sobre como melhorar sua situação financeira.

Ler livros sobre educação financeira pode ajudar a mantê-lo motivado e inspirado para fazer mudanças em sua vida.

As finanças pessoais nem sempre são fáceis, mas quando você tem um plano sólido e alguns recursos úteis, o flow da vida financeira melhora muito mais.

7 Recomendações da TSD para você!

Todos sabemos que a educação financeira é importante, mas pode ser difícil encontrar livros que sejam informativos e divertidos.

Inclusive, uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer por si mesmo é investir (não é gastar) em livros de educação financeira.

Até porque, infelizmente, a educação financeira normalmente não é ensinada nas escolas. É por isso que é importante buscar recursos por conta própria.

Este resumo de 7 livros sobre educação financeira certamente o ajudará a começar a descobrir algum conhecimento sobre dinheiro hoje mesmo!

1- Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

Em Pai Rico, Pai Pobre (Rich Dad Poor Dad, 1997), Robert Kiyosaki enfatiza a importância de ter múltiplas fontes de renda. E

Ele argumenta que ter apenas uma fonte de renda é arriscado, pois pode facilmente ficar obsoleta ou ser reduzida em valor.

No Brasil, esse ensinamento é mais verdadeiro ainda! A busca por várias fontes de renda, especialmente pela internet, é algo cada vez mais necessário para quem procura ter liberdade financeira.

O autor recomenda ter uma variedade de fluxos de renda, para que, se alguma fonte de renda “der ruim”, você ainda tenha outros em quem confiar.

Kiyosaki aponta para sua própria experiência como exemplo:

Quando ele era jovem, seu pai perdeu o emprego e a família teve que viver de uma única renda.

Isso colocou muito estresse na família e acabou levando-os a se separar. Por outro lado, o pai rico de Kiyosaki tinha várias fontes de renda, o que lhe permitiu enfrentar tempos difíceis sem grandes problemas.

2- Do Mil ao Milhão (Thiago Nigro)

Na era da internet, qualquer pessoa com um laptop e uma conexão com a internet pode se tornar um milionário por conta própria. Para o empresário brasileiro Thiago Nigro, essa era sua realidade.

Com apenas 23 anos, Nigro fundou e criou duas plataformas online que o tornaram milionário: O Primo Rico (uma plataforma para ensinar dinheiro para crianças) e i9 (uma agência de marketing de mídia social).

Neste livro, Nigro revela suas principais dicas para educação financeira. Assim como ressalta a importância que garantimos “cobertura” em caso de imprevistos, sem prejudicar nossa estratégia de investimentos.

Além do fator preventivo, o fundo de emergência pode ter outra função interessante, a de fundo de oportunidades.

Isso porque há casos em que chances únicas surgem, mas acabam exigindo que tenhamos dinheiro disponível.

Pode ser um imóvel bem abaixo do valor de mercado, uma mudança de fundamentos de uma ação que a torne barata para compra imediata, entre tantas outras possibilidades.

3- Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)

Em seu livro, Os Segredos da Mente Milionária (Secrets of the Millionaire Mind: Mastering the Inner Game of Wealth, 2005), Harv T. Eker conta um pouco de sua história pessoal e de como se tornou milionário.

Se você está procurando melhorar sua vida e busca alguma liberdade financeira, este é um livro que você não vai querer perder.

Ele atribui muito de seu sucesso à compreensão e aplicação dos princípios da psicologia da riqueza – compilados em seu livro.

Um princípio-chave que ele destaca é a necessidade de criar valor para os outros. Eker diz que quando você se concentra em ajudar os outros a alcançar seus objetivos, você será recompensado com riqueza e felicidade.

Além disso, ele também conta como tudo tomou um novo rumo após a substituição de crenças negativas relativas ao dinheiro por ideias mais úteis e relevantes.

4- O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

O Homem Mais Rico da Babilônia (The Richest Man In Babylon, 1926) é um livro de George S. Clason que oferece sabedoria atemporal sobre como cultivar riqueza e resolver problemas financeiros.

O livro é escrito na forma de uma história, ambientado na antiga Babilônia, e contém uma série de parábolas que ensinam conceitos financeiros básicos.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1926 e tem sido impresso desde então.

O personagem principal é Arkad, que é o homem mais rico da Babilônia. Ele compartilha seus segredos para se tornar rico.

No geral, O Homem Mais Rico da Babilônia é uma leitura informativa que oferece dicas úteis sobre como se tornar financeiramente bem-sucedido.

As lições são fáceis de entender e podem ser aplicadas por qualquer pessoa, independentemente de sua situação financeira atual.

5- Trabalhe 4 Horas por Semana (Timothy Ferriss) – (Incentivo Para Educação Financeira)

A premissa do livro Trabalhe 4 Horas por Semana (The 4-Hour Workweek, 2007) é simples:

Se você puder aprender a fazer as coisas bem o suficiente para não precisar trabalhar em tempo integral, poderá ter a liberdade de fazer o que quiser com sua vida.

Ferriss descreve várias estratégias para fazer isso, incluindo automatizar seus processos de negócios, terceirizar tarefas e aprender a dizer não.

Ferriss ressalta que muitas pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando em empregos que odeiam ou fazendo tarefas que não lhes trazem satisfação.

Eles então têm pouco tempo para aproveitar a vida fora do trabalho.

Em síntese, o autor se concentra em como educação e liberdade financeira através da criação de sistemas que funcionam para você, e não o contrário.

O livro não reflete apenas sobre finanças pessoais e economia, mas oferece soluções reais para ajudar o leitor a assumir o controle de seu futuro.

6- Marketing de Conteúdo: A moeda do século 21 (Rafael Rez)

A obra do autor brasileiro Rafael Rez é um guia prático quando o assunto é “ganhar dinheiro na Internet” – vários ensinamentos aplicáveis para vários nichos são abordados no livro.

Planejamento, constância e qualidade, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologias, ferramentas, tendências, técnicas de persuasão, práticas, produção, métricas e muito mais pode ser consumido no livro.

Resumindo, é um livro que ensina como fazer o marketing de conteúdo funcionar para qualquer negócio, seja qual for o tamanho ou setor.

Além de também inclui estudos de caso de empresas de sucesso que usaram o marketing de conteúdo para expandir seus negócios.

7- Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano (Paulo Maccedo)

E por falar em ganhar dinheiro na Internet, o livro Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercadodo autor Paulo Maccedo é outra obra brasileira obrigatória.

No livro, Paulo Maccedo explica que copywriting é uma das palavras-chave (isso é, se não for a principal) na hora de vender pela internet.

Copywriting não é um dom. Pelo contrário, é uma habilidade que pode ser aprendida, testada e sempre aprimorada.

É uma das “habilidades digitais” mais importantes que você pode ter se quiser ganhar dinheiro online.

Copywriting também tem tudo a ver com persuasão – convencer as pessoas a comprar o que você está vendendo.

Inclusive, o próprio anúncio oficial de vendas desse livro, contém duas promessas ousadas: “Se você ler o livro da primeira à última página, aprenderá a pensar como copywriter”.

Segunda promessa: “Assim, não ficará mais refém de gurus de marketing e nem precisará consultar uma planilha com gatilhos mentais toda vez que tiver que escrever um texto de vendas”.