Avançar para o conteúdo
Início » Economia Internacional: CONFIRA

Economia Internacional: CONFIRA

Neste artigo você vai entender o que é Economia Internacional, este fenômeno que  denomina a interação e interdependência política, econômica e social entre todos os países do mundo como resultado do processo de globalização iniciado com a expansão comercial marítima na Idade Moderna.

Anúncios

O que é Economia Internacional?

Também conhecida como globalização financeira ou mundialização do capital, a Economia Internacional é a denominação utilizada para se referir ao conjunto de relações políticas, econômicas e sociais que formam e que geram interdependência no Sistema Internacional. 

Este fenômeno ocorre como consequência de um mundo cada vez mais interligado, fazendo com que as decisões políticas e os rumos econômicos de um país interfiram diretamente nas ações e consequências para os outros. 

Anúncios

A economia de todos os países do mundo está interligada, mas na prática alguns vão ter mais poder e influência de acordo com sua posição no comércio exterior. 

Os países mais ricos e desenvolvidos acabam tendo uma posição de poder nessa relação, já que compram principalmente matéria prima e exportam produtos manufaturados. Isso os permite escolher de quem comprar e estabelecer seus preços e ofertas e de acordo com a quantidade de países que tiver relações comerciais diretas e indiretas estabelecidas é possível dimensionar o impacto mundial de suas ações.

Como interfere no seu cotidiano?

 

Anúncios

A Economia Internacional interfere nas estruturas internas e externas dos países, desde as mais simples como a possibilidade de exportação. As mais complexas como acordos de cooperação que interferem diretamente na saúde, educação, meio ambiente, cultura e política de política financeira. 

Dessa maneira, como o país se comporta em relação ao resto do mundo, as alianças que ele faz ou os parceiros com quem cria acordos podem contribuir para o seu desenvolvimento ou estagnação.

No dia a dia isso pode afetar nos rumos de qualquer campo do desenvolvimento e funcionamento do Estado. Seja na política de ensino, nos produtos que receberão investimento, indústrias e obras que serão fomentadas ou medicamentos ofertados.

Na vida do cidadão isso afeta desde o preço do trigo, da gasolina, da roupa à oferta de emprego, capacidade de formação e acesso aos serviços básicos. Assim como a capacidade de projeção e construção de futuro, seja de forma individual ou coletiva.

Como a economia internacional afeta o comércio?

Recessão Global

O contexto que estamos vivendo atualmente de recuperação da pandemia, que está contida, mas continua necessitando de políticas de lockdown em alguns países gera recessão. E a aplicação de apertos fiscais para conter a inflação.

Outro fator importante é a guerra na Ucrânia que leva a diminuição da oferta de produtos, matéria-prima e combustíveis em algumas regiões e que gera uma reação em cadeia. Tanto nos países que exportam quanto nos que importam esses componentes.

Assim, como a economia internacional está interligada e mesmo que estivesse começando a se recuperar do período pandêmico a escala de produção e o comércio são intensamente abalados pelo conflito. E por seus desdobramentos como as medidas fiscais tomadas contra a Rússia e as decisões tomadas pela mesma em retaliação.

O cenário de instabilidade e inflação também não é favorável para investimentos ou empreendimentos, pois não há estabilidade ou possibilidade de prever os rumos do conflito. Isso faz com que o comércio mundial continue numa lógica de recessão.

Porquê precisamos de uma estabilidade financeira internacional?

A estabilidade econômica internacional permite que os países, o capital financeiro internacional, empresas transnacionais, o interesse privado no geral e as demais instituições de investimento. Mantenham o fomento ao funcionamento do mercado internacional e desenvolvimento se sentindo seguros para investir.

Nesse cenário de estabilidade é possível fazer projeções de crescimento, previsibilidade de lucro e retorno dos investimentos. Por isso a economia ganha fluxo e se torna mais atrativa gerando uma inevitável ascensão e uma tendência de continuidade.