Por que Carros no Brasil ainda estão caros?
No Brasil, o custo da gasolina não está entre os mais baratos do mundo, mas ainda parece que os carros ainda são caros. A razão para essa discrepância é uma combinação de altas tarifas de importação e impostos sobre automóveis, além da aparente falta de concorrência entre as montadoras.
Além disso, muitos consumidores brasileiros relutam em comprar carros mais caros, justamente pela desconfiança de estar fazendo um negócio ruim.
Se você quer comprar um carro no Brasil, prepare-se para desembolsar uma quantia considerável de dinheiro. Nesse artigo, você vai descobrir:
Carro no Brasil Está Caro?
Últimos Anos: O preço do Carro Zero Disparou
Por Que Comprar um Automóvel no Brasil é Caro
A Exorbitante Carga Tributária Explica Tudo?
Como funciona o preço para as montadoras
As Montadoras Estão Sempre Aumentando Suas Margens de Lucro
A Lenda do Carro Popular no Brasil
Tudo Igual: Imposto Cobrado por Importação Aqui Também é Alto
Carro Agora é Luxo: Cenário Não Muito Promissor
O Brasil Precisa de Uma Solução Para Carros Caro
Carro no Brasil está caro?
Os preços dos carros no Brasil estão em alta há alguns anos e não dão sinais de parar. O que se torna um grande alerta para a indústria e investidores. Muitas pessoas estão usando o direito da dúvida e até se perguntando por que isso acontece e se vale ou não a pena comprar um carro no Brasil.
Até porque não é segredo que dependendo do contexto, muitas pessoas consideram os preços dos carros no Brasil inacessíveis. Na verdade, conforme você vai descobrir nesse artigo, eles têm aumentado a um ritmo alarmante nos últimos anos.
Assim como você vai descobrir através de dados e pesquisas que para muitos brasileiros, comprar um carro novo está simplesmente fora de alcance.
Algumas perguntas importantes são respondidas por aqui (talvez você já tenha se questionado com alguma delas):
Qual é a razão para o aparente aumento do preço dos carros?
Os preços dos carros no Brasil são influenciados pelos impostos?
As montadoras também elevam o preço dos carros no Brasil?
Últimos anos: o preço do carro zero disparou
Apesar dos carros serem cada vez mais caros, as pessoas ainda compram os veículos, seja por necessidade, para trabalhar ou apenas pelo status quo.
Também acontece porque o carro é um bem muito importante para alguns brasileiros, chegando ao ponto de ser considerado um investimento.
No Brasil, um detalhe importante ainda pode a diferença: carro pode ser um meio de transporte indispensável, ainda mais nas cidades mais distantes de tudo.
Mas especialmente na maioria das grandes cidades, onde o transporte público é precário, e o trânsito insuperável, o preço do carro zero quilômetro disparou.
Outro fato também é real (infelizmente): os preços dos carros no Brasil dispararam nos últimos anos, com o preço médio de um carro novo chegando a quase R$ 70.000.
Embora existam muitos fatores que contribuem para esse aumento, alguns consumidores brasileiros foram forçados a ficar sem ou comprar carros usados.
Porque comprar um carro no Brasil é caro
Segundo os números da JATO Dynamics, o Brasil é o 8º maior mercado automotivo do mundo (referente ao ano de 2021), foram 1.974.431 carros e comerciais leves emplacados, 1% a mais do que no ano anterior.
Mas mesmo assim, e apesar dos brasileiros serem conhecidos como povo que não desiste nunca, comprar um carro no Brasil (e mantê-lo) pode ser uma missão impossível.
Algo intrigante foi apresentado pela pesquisa britânica da Scrap My Car Comparasion – já podia fazer parte do senso comum, mas agora é oficial.
Eles levaram em consideração os valores médios de seguro, reparos e preços atuais dos combustíveis com os ganhos anuais per capita médios de cada país. É um resultado (não muito inesperado) que comprova em números o que o bolso já sentia há tempos:
O Brasil é o quinto país do mundo em que os custos de aquisição e manutenção de um veículo são elevados. Em outras palavras, são mais incompatíveis em relação ao poder aquisitivo de sua população.
A Exorbitante Carga Tributária dos Carros no Brasil Explica Tudo?
O alto preço dos automóveis no Brasil é frequentemente atribuído aos altos impostos do país sobre os veículos. Para muitos economistas, esse é o principal motivo pelo qual o custo de um carro novo no Brasil é tão caro.
O preço de um veículo 0 km novo no Brasil é composto por uma série de taxas. Entre as principais, destacam-se: Imposto sobre Produto Industrializado (IPI): de 7% a 25%, conforme motorização
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): em média, 12% (varia conforme o estado)
Programa de Integração Social (PIS): 2%
Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins): 9,65%
Sem esquecer que, se o modelo for importado, ainda tem a alíquota de 35%.
Mas a elevada carga tributária não explica tudo, pois não é o único fator que corrobora para o elevado valor dos automóveis no Brasil.
Como funciona o preço para as montadoras
É de sabedoria popular que automóveis vendidos no Brasil são muito mais caros do que em qualquer outro país, e as montadoras não ficam de fora disso. Para as montadoras, alguns fatores ajudaram a encarecer os modelos de entrada, como a alta do dólar, que já reflete no Brasil há alguns anos.
Existe também o argumento justificado pela escassez de tecnologia, que pode se agravar com uma mudança na legislação de emissão de poluentes. Inclusive hoje os modelos já saem das fábricas com mais itens do que antigamente, o que também agrega valor aos automóveis.
As montadoras estão sempre aumentando suas margens de lucro
As dificuldades de comprar um carro no Brasil se tornam quase uma tarefa impossível para muitas pessoas, e alguns indícios sugerem que a culpa por esse valor ser tão alto é do lucro das montadoras no Brasil. Em nenhum lugar do mundo, que possua um PIB relevante, as montadoras lucram tanto quanto em nosso país.
Para enxergar melhor o ponto principal, nada melhor do que uma comparação. Ao pegar a margem média de lucro das montadoras nos Estados Unidos como exemplo, notaremos que a mesma fica na faixa dos 3%.
Mas enquanto isso em nosso Brasil, a margem de lucro das montadoras fica na casa dos 10%. Mais do que o dobro se compararmos os dois países – algo que pode ser prejudicial para o bolso de muitos brasileiros.
Contudo, a comparação poderia limitar-se aos EUA, porém em geral, as montadoras têm uma margem de lucro muito maior no Brasil do que em outros países.
Sucesso de montadoras de carros no Brasil
Uma pesquisa feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, da Inglaterra, mostrou que algumas montadoras instaladas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes.
Uma pesquisa realizada pelo banco de investimentos Morgan Stanley, da Inglaterra, mostrou que algumas montadoras no Brasil estão ganhando muito dinheiro com os altos preços dos carros.
Algumas montadoras como Volkswagen, Ford e General Motors instaladas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes. Para resolver o problema em médio e longo prazo, é necessário aprofundar a análise com fatores relacionados à cadeia produtiva.
A lenda do carro popular no Brasil
A expressão popular ou termo “carro popular” tenha sido criado e ganhado popularidade em meados dos anos 90. Alguns anos atrás, se alguém chamasse um carro de R$ 60 mil de “carro popular”, provavelmente estaria mentindo e seria criticado.
Mas o tempo passou e as mudanças aconteceram: Hoje, dos 10 carros mais vendidos no Brasil, apenas três não têm preços na casa dos R$ 100 mil.
Para comparar, o Renault Kwid, atual carro mais barato do Brasil, antes custava cerca de R$ 33.290 – preço que o classificava como um carro popular. Nos dias de hoje, o mesmo modelo tem preço inicial de R$ 59.890. O aumento certamente gera insatisfação no consumidor médio brasileiro.
Fim de um conceito: Nova realidade dos carros no Brasil
Considerando os preços dos automóveis mais “baratos” do Brasil, fica fácil afirmar que o conceito de “carro popular” no Brasil acabou. O carro popular brasileiro teve o desafio e o objetivo de ampliar a parcela da população apta a adquirir um veículo 0 km.
Sempre foi um fato que um carro novo no Brasil nunca foi barato – se o antigo preço parece bom, leve em consideração a realidade econômica da época. Entretanto os números revelam que essa ampliação ao acesso vem ficando ainda mais difícil no país.
Um fator desafiador que parece estar fazendo com que o consumidor opte na maioria das vezes pelo seminovo ou usado. Conforme declarou no início deste mês Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, que integra os fabricantes de veículos instalados no País.
“Não existe mais essa figura do carro popular, esquece isso, é passado. O veículo que temos de vender hoje é muito diferente do que existia no fim da década de 1980. Hoje temos legislação com metas de eficiência energética e de adoção de sistemas de segurança que elevaram o nível tecnológico e de custos. Com isso, não dá para imaginar que teremos carros simples e baratos”.
Tudo igual: imposto cobrado por importação aqui também é alto
Antes de tudo, veja um fato desconhecido por muitos brasileiros: o carro no Brasil tem quase 300 impostos e taxas embutidos no pacote. E não é achismo ou algo parecido: os dados são do levantamento da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores).
Foi revelado que o preço final de um carro ao consumidor possui nada menos que 296 impostos e taxas embutidos – levando-se em consideração todas as etapas da cadeia produtiva. Um dos impostos que mais se destacam em casos específicos, é aquele que ocorre sobre a importação de veículos.
A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) afirma que o imposto sobre carros importados de 35% é muito alto, mesmo o segmento sendo limitado.
Mesmo com a promessa de elevar o empreendedorismo brasileiro para um patamar superior, os carros importados tendem ter preços menos competitivos no Brasil.
Mas no caso do imposto de importação de 35%, não ocorre sobre carros produzidos no Mercosul e México.
Carro no Brasil Agora é Luxo: Cenário Não Muito Promissor
De forma alguma esse artigo defende a carga tributária brasileira. O mesmo vale para o aumento e busca de lucros das montadoras em nosso país.
Seja qual for o preço final, a alta carga tributária e o alto preço do automóvel refletido pela precificação das montadoras, é muito alto para a maioria dos brasileiros encararem.
Entenda “encarar” como adquirir um veículo de forma justa e sem eternos parcelamentos com altos juros. De forma simples e menos técnica… Não faz sentido o preço que pagamos por automóveis no Brasil.
De forma mais simples ainda para concluir e tentar palpitar uma previsão mais realista, isso é, dentro do mercado automotivo, é quase certo que os preços continuarão subindo – caso não ocorra nenhuma mudança na carga tributária.
Sendo assim, se você pensa em comprar um carro, pesquise, compare e não tenha medo de analisar se você está investindo seu dinheiro no automóvel, ou apenas sustentando os impostos embutidos no produto.
Os carros no Brasil precisam de uma solução para o preço
Um país continental e complexo como o Brasil precisa do transporte individual para movimentar sua economia. E mais do que o transporte individual – que existe – os moradores do brasil continental precisam também da acessibilidade a esse transporte.
Algo que se resume não somente no direito de usufruir o automóvel, mas ter o poder de compra de adquiri-lo, movimentando assim a economia nacional.
Para descrever melhor, esse deveria ser o tipo de transporte existente que não atende só à elite econômica.
Mas que também pode ser comercializado a milhões de trabalhadores, microempreendedores e jovens que compram o primeiro carro.
Diante de um cenário gigante da indústria automobilística e com muitos fatores que elevam a complexidade, é preciso alguma solução viável para todos.
Até porque tanto o governo quanto a montadora têm a sua parcela de culpa sobre o alto custo do automóvel no Brasil. Não existe apenas um lado culpado.
Além disso, como se não bastasse os dois lados culpados anteriormente, o consumidor também tem a sua parcela de responsabilidade. Pois já que mesmo com o preço reconhecidamente abusivo, alguns consumidores ainda só compram os automóveis altamente caros.